Paisagismo praça pública: conheça os benefícios para espaços públicos

O paisagismo urbano é a compreensão da paisagem natural apresentadas em espaços abertos, as áreas livres e de circulação, recreação, amenização, em centros urbanos. A sua função é conservar qualidade ambientais para as cidades bem como oferecer espaços para lazer, recreação para a sociedade.

Veja também: A importância de mobiliários urbanos para uma cidade

O que é paisagismo urbano?

O paisagismo urbano é uma técnica dentro da arquitetura que trata sobre o planejamento dos espaços abertos existentes em ambientes privados ou públicos, tendo como principal foco as características das estruturas dos locais, juntamente com as características naturais.

Por meio desse modelo de paisagismo, os profissionais realizam projetos de parques, praças (paisagismo praça) e outros espaços abertos, pensando sempre na funcionalidade, na harmonia e na organização.

Além disso, na prática o projeto é feito com grande preocupação com relação à circulação da população nos centros urbanos e à preservação de toda a vegetação existente no espaço.

Sendo assim, um projeto de qualidade precisa entender a natureza como cenário principal, escolhendo elementos que não sejam agressivos ao meio ambiente para serem inseridos no paisagismo.

Em decorrência disso, o profissional precisa ter diversos conhecimentos, inclusive sobre botânica e ecologia para compreender como executar o projeto da melhor forma possível.

Importância do paisagismo urbano

Entre os diversos aspectos que dão importância ao paisagismo urbano, está o embelezamento dos espaços. Quando um projeto mistura os elementos naturais com os urbanos, o ambiente adquire mais cores, imprimindo maior leveza e servindo como um respiro às pessoas que passam pelas praças e parques.

Quem não gosta de poder caminhar em uma praça cheia de verde sem precisar se distanciar do centro urbano para isso? Porém, além da beleza e da renovação que esses projetos proporcionam, eles também são importantes porque se preocupam em criar soluções para os problemas de estrutura encontrados, bem como de logística de circulação.

Sendo assim, a importância do paisagismo urbano compreende:

  • Funcionalidade dos ambientes;
  • Sustentabilidade;
  • Bem-estar social e do indivíduo;
  • Planejamento do espaço.

Confira os benefícios de utilizar o paisagismo em espaços públicos

Quando falamos em paisagismo urbano é fundamental compreender a escala, os fluxos e usos, emprego de materiais como concreto e asfalto versus áreas ajardinadas, grande fluxo de pessoas e veículos, diversos tipos de uso nas cidades e centros urbanos.

O paisagismo urbano tem o objetivo a valorização da natureza em meios urbanos, possui a capacidade de unir o construído com o vazio, integrar os espaços, ruas, calçadas e prédios por meio da vegetação.

Estas paisagens tendem a ser altamente resilientes, ou seja, se regeneram, crescer e se desenvolver continuamente muitas vezes com recursos muito escassos como água e nutrientes. As paisagens urbanas precisam produzir o que chamamos de soluções ambientais, promover bastante sombra, ter alta capacidade de absorção de poluição e ruído, além de embelezar com flores e frutos os espaços públicos. O paisagismo urbano vai muito além de deixar a cidade bonita. Ele deve contribuir para fazê-la funcional e para a solução dos problemas urbanos.

Uma boa paisagem urbana é repleta de árvores, arbustos e canteiros que trazem bem-estar para as pessoas, mas também uma série de soluções que o ambiente urbano necessita para estar em harmonia com o clima, com o ar, ruídos, com as águas, e outros elementos da natureza.

Ruas mais arborizadas, praças e parques bem distribuídos e com equipamentos coerentes ao perfil da vizinhança auxiliam no equilíbrio urbano, espaços mais verdes são mais valorizados, tem uma comunidade mais saudável e integrada.

A paisagem urbana tem diversas maneiras de ser apreciada principalmente pela sua escala, pois estamos falando da arborização de uma avenida, desenho de canteiros de uma praça, contornos e circulações de um parque, ou simplesmente a relação do canteiro da calçada sua casa com o restante da rua.

A agregação do paisagismo à arquitetura e ao planejamento urbano é uma tendência que visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida e da função social das cidades, principalmente nos projetos de urbanismo sustentável. Isso permite uma maior integração do homem com a natureza e também representa uma visão sobre o projetar as cidades para o cidadão.

Não existe contraindicação ao contato com a natureza.

Como o paisagismo urbano está relacionado ao futuro das cidades?

A qualidade do futuro das cidades depende, dentre outras questões, de bons projetos de paisagismo realizados nos espaços públicos. Isso porque eles têm capacidade de causar grandes impactos na vida cotidiana da população e da cidade como um todo, refletindo no futuro com resultados ecológicos, sociais, estruturais e psicológicos. Entenda melhor sobre cada um deles a seguir:

Resultados ecológicos

Os resultados ecológicos são um dos mais importantes. Por meio do paisagismo, é possível obter um desenvolvimento mais sustentável nas cidades, além de ser um fator crucial para equilibrar chuvas e temperaturas.

Isso impacta diretamente as condições climáticas das cidades, proporcionando uma qualidade de vida muito melhor aos habitantes e visitantes, principalmente com os atuais agravamentos promovidos pelas crises ambientais em curso.

Além disso, com projetos de paisagismo urbano, o futuro das cidades encontra melhorias na qualidade do ar, na diminuição das erosões nos solos que não possuíam vegetação e diversos outros benefícios.

Resultados sociais

Os resultados sociais também são de grande relevância, pois todo impacto positivo conquistado na cidade contribui para a vida social, porque os espaços projetados são muito mais do que lugares destinados ao lazer, pois incentivam a cultura e a convivência da sociedade.

Resultados estruturais

Outro ponto relacionado aos resultados para o futuro é em relação à estrutura que se perdura no tempo. A natureza, quando bem-cuidada, transcende e se transforma, o que confere longevidade aos projetos com impactos estéticos, ambientais e sociais, duradouros e bonitos.

Resultados psicológicos

Por fim, mais um ponto que merece destaque é como o paisagismo urbano interfere positivamente no psicológico da população. Cidades do futuro prezam muito pela qualidade de vida e pelo bem-estar das pessoas, e o contato com espaços repletos de elementos naturais proporciona paz, felicidade e alívio a todos.

Espaços como esses são essenciais para a manutenção da saúde mental individual e coletiva, elevando ainda mais a importância da realização desses projetos nas cidades.

Cidades inteligentes: projeto social de paisagismo urbano

A Plantar Ideias desenvolveu junto à Numem Produtora um projeto social Cidades Inteligentes desenvolvido em cinco municípios brasileiros com foco na melhoria do paisagismo urbano, agregando também o design de mobiliário e a arte urbana.

Neste projeto a comunidade foi convidada a construir os jardins de praças urbanas, compreendendo como se planta e como se projeta um jardim. O olhar do arquiteto paisagista neste âmbito busca entender as escalas que estão sendo trabalhadas a composição da paisagem e dar suporte para as melhores escolhas para o meio urbano.

A paisagem urbana é muito generosa, pois congrega todas as escalas e estilos, busca a democratização do verde como premissa básica. Confira este projeto que desenvolvemos em 5 cidades diferentes com o propósito de melhorar a paisagem urbana e unir a comunidade e veja como podemos construir de maneira simples melhores paisagens urbanas.

Confira projetos realizados pela Plantar Ideias com Paisagismo BIM.

Veja também: 4D Complex House

Ilustração de um projeto de paisagismo urbano