Mudanças climáticas nas cidades: um projeto de paisagismo urbano pode ajudar!

As mudanças climáticas nas cidades estão cada vez mais latentes, e nos grandes centros urbanos elas podem ser sentidas com ainda mais peso. Mas você sabia que um projeto de paisagismo urbano tem o potencial de contribuir para amenizar os efeitos das alterações do clima?

Descubra como esse tipo de projeto pode ajudar a resolver um dos principais problemas que o mundo moderno enfrenta. Confira!

O que é um projeto de paisagismo urbano?

Um projeto de paisagismo urbano se preocupa em implementar áreas verdes em centros urbanos nos espaços onde existe circulação de pessoas. Com isso, as áreas abertas das cidades se tornam locais que oferecem mais qualidade de vida à população e que passam a ter até mesmo um papel importante no combate às mudanças do clima.

Assim, o foco desse tipo de projeto é transformar o espaço para que ele seja mais agradável, relaxante e que proporcione mais qualidade ao lazer dos habitantes. Ao mesmo tempo, também foca em devolver o verde às cidades para ajudar a restabelecer e recuperar a natureza que foi substituída por concreto e cimento durante muito tempo.

Quais são as vantagens do paisagismo urbano?

Com a execução de um projeto de paisagismo urbano, surgem muitos benefícios, como:

  • Aumento da qualidade do ar: os elementos verdes utilizados no projeto, como árvores e plantas, fornecem mais umidade e purificam o ar;
  • Alívio do estresse: uma área verde bem-estabelecida, equilibrada e adequada à região consegue aumentar a sensação de bem-estar dos frequentadores do espaço, sendo um estímulo para relaxar a mente e o corpo;
  • Decoração e embelezamento: o projeto cria um ambiente mais agradável esteticamente;
  • Aumenta a qualidade de vida: por possibilitar que as pessoas fiquem em contato com a natureza, o paisagismo urbano ajuda a melhorar a qualidade de vida delas.

Quais são as consequências das mudanças climáticas nas cidades?

Ao falar em paisagismo urbano, não há como deixar de mencionar as mudanças climáticas nas cidades e as consequências que elas têm. Isso porque, como visto acima, os projetos de paisagismo podem ser uma das soluções para diversos problemas enfrentados nas cidades.

Ao longo das últimas décadas, os centros urbanos foram se desenvolvendo e deixando de lado os elementos naturais. Onde antes havia árvores e vegetação, hoje há mais prédios, asfalto, automóveis e meios de produção poluentes.

Como consequência, a vida urbana é responsável por cerca de 70% das emissões de dióxido de carbono do planeta, sendo um dos gases de efeito estufa.

Assim, os habitantes das cidades sentem na pele as mudanças climáticas, como o aumento das temperaturas, as fortes chuvas em determinados períodos e a escassez em outros, a poluição do ar e muitas outras questões que prejudicam a qualidade de vida.

Nesse sentido, uma das formas de combater essas consequências negativas é justamente implantar mais projetos de paisagismo urbano.

Como um projeto de paisagismo urbano pode impactar as mudanças climáticas?

Como percebemos ao longo do artigo, um projeto de paisagismo urbano não tem o poder nem a intenção de tornar os ambientes apenas mais bonitos.

Trazer a natureza de volta aos espaços urbanos é algo que impacta positivamente e mitiga as mudanças do clima, seja por meio da criação de jardins e parques verdes ou até mesmo com a criação de telhados verdes biodiversos, por exemplo.

Cada local demanda um tipo de projeto que deve ser feito considerando o clima do lugar e as necessidades ambientais.

Assim, com um bom planejamento de paisagismo urbano, é possível restabelecer uma infraestrutura natural nas cidades, ajudando a frear as consequências das alterações climáticas, como no auxílio da drenagem da água da chuva para evitar alagamentos, na renovação do ar poluído e na redução das altas temperaturas.

Portanto, para haver um urbanismo sustentável que melhore a vida da população e que combata as mudanças climáticas nas cidades, um bom projeto de paisagismo urbano tem um papel crucial.

Quer conhecer mais sobre urbanismo sustentável? Acesse mais conteúdos no blog da Plantar Ideias!

Leia também sobre: paisagismo praça pública

Imagem dividida de uma árvore: parte esquerda seca e poluída, representando a mudança climática nas cidades, e a parte direita verde e viva.