O que é e como colocar em prática o design sustentável?

O design está longe de ser um conceito novo. Desde que nós, como seres pensantes, começamos a dominar ferramentas e construir estruturas ao redor de nossas comunidades, pode-se dizer que aplicamos o design.

Apesar disso, por muito tempo, ele ficou marcado pelo seu caráter exploratório, com a utilização ostensiva de matérias-primas que causam desequilíbrio na natureza e na sociedade como um todo. 

Felizmente, o conceito de design da arquitetura sustentável ganhou força nos últimos anos, mostrando que há alternativas para um desenvolvimento econômico que minimize seus impactos. 

Se deseja saber o que é o design sustentável, ou como aplicá-lo no seu cotidiano, leia este artigo que preparamos para você.

O que é design sustentável?

O termo design se refere à prática de criar e desenvolver soluções para tornar nossas vidas mais confortáveis e completas. O design sustentável, por sua vez, também possui o mesmo objetivo, mas com a preocupação de fazer com que esse desenvolvimento respeite as regras de sustentabilidade. 

Por isso, há o cuidado com os produtos projetados, desde a extração da matéria-prima, passando pelo uso ético da mão de obra para sua confecção, até a comercialização do produto final. 

Objetivos do design sustentável

O design sustentável visa não apenas criar produtos e espaços que atendam às necessidades humanas, mas também garantir que esses processos respeitem o meio ambiente e a sociedade. 

Abaixo estão alguns dos principais objetivos que norteiam essa prática:

Redução do impacto ambiental

O principal objetivo do design sustentável é minimizar o impacto negativo sobre o meio ambiente. 

Isso envolve a escolha de materiais que sejam renováveis, recicláveis ou biodegradáveis, assim como a implementação de práticas de produção que reduzam a poluição e o consumo de recursos naturais.

Eficiência energética

O design sustentável busca promover a eficiência energética ao utilizar fontes de energia renováveis e ao criar produtos que consumam menos energia durante seu ciclo de vida. 

Isso não apenas reduz os custos operacionais, mas também contribui para a mitigação das mudanças climáticas.

Saúde e bem-estar

Garantir que os produtos e espaços projetados sejam seguros e saudáveis para seus usuários é fundamental. 

O design sustentável considera a toxicidade dos materiais e seu impacto na saúde humana, promovendo ambientes que melhoram a qualidade de vida.

Apoio à economia circular

O design sustentável incentiva a economia circular, onde os produtos são projetados para serem reutilizados, reciclados ou compostados. 

Isso reduz a quantidade de resíduos gerados e promove uma abordagem mais sustentável em relação ao consumo.

Responsabilidade social

Este tipo de design não apenas considera o impacto ambiental, mas também aborda questões sociais. 

O design sustentável promove práticas de trabalho éticas e justas, garantindo que todos os envolvidos na cadeia de produção sejam tratados com dignidade e respeito.

Conexão com a natureza

Promover uma maior conexão com o meio ambiente é outro objetivo do design sustentável. 

Isso pode ser alcançado através da criação de espaços que integram elementos naturais, proporcionando aos usuários um ambiente que estimula a harmonia com a natureza

Prática do design sustentável

Uma das maiores inovações do design sustentável está na sua proposta de enxergar todos os processos de produção de um elemento como uma cadeia interdependente, não como fenômenos isolados. 

Nele, uma série de fatores é levada em consideração; podemos destacar, por exemplo, a preocupação com as embalagens, o transporte, os pontos de venda e, até mesmo, a possibilidade de reciclagem ou reutilização. 

Isso quer dizer que, ao comprar um produto produzido de acordo com as regras da sustentabilidade, você pode ter certeza de que está adquirindo mais do que apenas uma peça de mobiliário, já que está apoiando uma ideia, um novo jeito de produzir, minimizando danos ambientais e sociais.

Abordagens e características do design sustentável

Produtos projetados dentro dos parâmetros da sustentabilidade são, frequentemente, mais simples e minimalistas. Por vezes, eles são confeccionados com materiais reciclados, sejam eles naturais ou sintéticos. 

No entanto, isso não significa que tais materiais são feitos para não durar – muito pelo contrário. Aumentar a vida útil do produto também é um dos principais objetivos do design sustentável, a fim de evitar descarte prematuro dos itens. 

Além disso, a produção de produtos como esses deve ser feita utilizando fontes de energia renováveis, e não devem apresentar risco à saúde humana. 

Vantagens do design sustentável 

O design sustentável é um fator essencial para empresas e instituições que têm a preocupação com a sustentabilidade como um de seus valores. Os benefícios de práticas como essas vão muito além do branding, como mostra os tópicos abaixo: 

Custo otimizado 

Porque o uso de materiais reciclados é generalizado em projetos de design sustentável, o custo para produção é mais baixo.

Minimiza impactos no meio ambiente e na sociedade

Práticas sustentáveis de design têm como preocupação os impactos na natureza e, por isso, seus malefícios são minimizados. Além disso, a sustentabilidade na produção também garante meios mais éticos no uso da mão de obra, diminuindo desigualdades. 

Agrega valor à empresa

Além de aumentar a qualidade dos produtos, o desenvolvimento sustentável de uma empresa dá mais valor à sua proposta e valoriza sua atuação perante a sociedade. 

Conheça o trabalho da Plantar Ideias

A Plantar Ideias é um estúdio de arquitetura cujo propósito é aplicar projetos de design sustentável, promovendo a criação de espaços que unem o bem-estar e o contato com o meio ambiente. Acesse nosso site e conheça nossos projetos.

Veja também: Jardim minimalista | Edifícios comerciais | Design biofílico

Imagem de jardim indicando o design sustentável.