Estimativas publicadas pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente mostram que a construção civil é responsável por 40% do consumo de energia do mundo e 40% dos resíduos acumulados no mundo.
Nesse contexto, projetos de arquitetura verde surgem como mais do que apenas um luxo ou um modismo. Hoje, eles mostram a necessidade e a urgência por projetos de construção civil mais sustentáveis para o planeta.
Se você quer se aprofundar um pouco mais sobre o que são projetos de arquitetura verde e quais seus benefícios ou desafios, continue acompanhando este artigo da Plantar Ideias.
O QUE É ARQUITETURA VERDE?
A arquitetura verde – também conhecida como arquitetura sustentável ou ecoarquitetura – propõe uma maneira de projetar construções e outros projetos arquitetônicos de forma a otimizar a aplicação de recursos naturais. Seu principal objetivo é minimizar os impactos ambientais causados pelas edificações.
Projetos de arquitetura do tipo são regidos por alguns princípios básicos. São eles:
- diminuição do uso de recursos naturais;
- otimização do uso de energia elétrica;
- uso de fontes de energia alternativas e renováveis;
- promoção da reciclagem de resíduos;
- uso da natureza como parte do projeto.
POR QUE ADOTAR ESSE TIPO DE ARQUITETURA?
Além de ajudar na preservação ambiental do planeta, a arquitetura verde também apresenta uma série de benefícios, tornando-a muito atrativa para o aspecto estético e funcional.
Entenda agora algumas das principais vantagens de se adotar projetos de arquitetura verde.
Leia mais: Arquitetura verde: o que é e como aplicá-la em projetos?
Maior valor de mercado
A aplicação de técnicas sustentáveis faz com que prédios residenciais e comerciais mantenham um alto valor de revenda, afinal, custos recorrentes e de manutenção são menores em prédios verdes.
Além disso, a crescente preocupação com a natureza coloca os prédios sustentáveis em alta demanda.
Economia nas contas de luz e água
Como você sabe, a otimização do uso de recursos naturais é uma das chaves dos projetos de arquitetura sustentável. Por isso, construções do tipo tendem a contar com alguns recursos: ventilação e iluminação passiva, uso de energia fotovoltaica e até mesmo o reaproveitamento de água.
Tudo isso contribui para que contas de consumo, como energia elétrica, por exemplo, sejam drasticamente reduzidas.
Mais qualidade de vida
Projetos sustentáveis não têm apenas o intuito de otimizar os recursos naturais, mas também de tornar a experiência mais agradável para as pessoas que frequentam os espaços.
Um estudo realizado por pesquisadores de Seattle, nos Estados Unidos, mostra que ausências e atrasos foram diminuídos em 40% em escritórios e escolas que utilizavam a arquitetura sustentável.
OS DESAFIOS DOS PROJETOS DE ARQUITETURA VERDE
A arquitetura verde surge como resposta a um cenário mundial cada vez mais deteriorado pelo uso de recursos naturais de forma irresponsável. O desequilíbrio ecológico causado, em grande parte, pela construção civil tradicional é capaz de causar eventos climáticos extremos com cada vez mais frequência. A pandemia é apenas um dos exemplos que podem ser citados.
Por isso, repensar a nossa relação com os espaços em que vivemos deve ser encarado como mais do que uma mera alternativa, mas um fator vital para a sobrevivência da vida como conhecemos.
Projetos de arquitetura verde, portanto, representam um esforço na direção certa, mas apenas com a adoção generalizada de práticas sustentáveis de construção civil nós poderemos experimentar, verdadeiramente, os benefícios de se viver em uma sociedade sustentável.
Para informar-se mais sobre o assunto, visite nosso blog e confira outros artigos que a Plantar Ideias preparou sobre o tema.