Entenda melhor a função e os benefícios da certificação LEED e como ela pode ser útil no seu projeto. Siga o texto!
O que é LEED?
Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), designa a sigla em inglês para Liderança em Energia e Design Ambiental. Criada pela United States Green Building Council (USGBC), no ano de 1993, trata-se de uma organização cuja finalidade é fomentar práticas de construções sustentáveis.
A certificação americana está presente em mais de 160 países. No Brasil, os primeiros empreendimentos certificados surgiram no ano de 2006 e, desde então, tem obtido mais adeptos.
Quando a USGBC percebeu que para as práticas serem mensuráveis seria necessário um sistema próprio para a indústria, foi criado o sistema de classificação LEED.
A certificação LEED possui diversos tipos e modalidades e existe para promover e fomentar melhores práticas na construção, tornando-a sustentável e mudando a mentalidade do mercado.
Os empreendimentos procuram obter a certificação LEED a fim de diminuírem o dano ao meio ambiente, causado pelas construções, porém, além disso, é possível conseguir uma melhoria considerável nas contas de luz, água, dentre outras, além de ser ambientalmente correto.
No Brasil, um exemplo de projeto certificado é o estádio do Mineirão, que possui painéis fotovoltaicos (o que gera uma significativa economia na conta de energia elétrica), e a água da chuva é reutilizada de forma interna.
A certificação LEED, muitas vezes, é benéfica também para a saúde dos funcionários, visto que diminui a emissão de gases tóxicos, que afetam a qualidade de vida dos trabalhadores.
Como funciona o LEED?
O LEED é uma certificação que é concedida para edifícios e pode ser requerida em qualquer momento da construção, em reformas e em operação e manutenção. Na hora da certificação do empreendimento com LEED, são analisadas nove dimensões, com práticas obrigatórias e recomendações, que se convertem em pontos para edificação. Os níveis da certificação (Silver, Gold e Platinum) são definidos conforme os pontos, que podem variar de 40 a 110.
Na certificação, são avaliadas as categorias: localização e transporte, progresso integrado, terrenos sustentáveis, energia e atmosfera, eficiência hídrica, materiais e recursos, qualidade do ambiente externo, prioridade regional e inovação.
Por que o LEED foi criado?
A certificação LEED foi criada pelo USGBC, para incentivar práticas sustentáveis.
Com essa certificação, ficou mais fácil reconhecer a liderança ambiental no setor de construção, utilizando uma forma de medição padrão, que promove boas práticas sustentáveis.
Assim, a concorrência verde se torna mais clara e objetiva, pois, com a certificação, é possível definir quais são os edifícios verdes e, assim, beneficiar o ambiente e toda a população.
A certificação também serve para estimular a concorrência em prol do meio ambiente e atrair a atenção dos consumidores para as vantagens da construção verde.
Com essa certificação, todo o mercado de construção é recriado e adaptado para práticas ambientais, o que é benéfico para todos.
Quais os benefícios do LEED para a arquitetura?
Além de suprir os requisitos para obter a certificação, com certeza, a LEED garante a qualidade do seu projeto, pois promove vantagens ambientais, econômicas e benefícios sociais.
Para o meio ambiente, as vantagens são incontáveis, já que o edifício polui consideravelmente menos do que um não certificado, diminuindo o consumo de energia, água e emissão de CO2.
Com relação às vantagens econômicas, o edifício ganha qualidade, o que valoriza o imóvel e diminui a obsolescência.
Os benefícios sociais também são importantes. O projeto prevê a saúde dos colaboradores, a capacitação profissional, além da conscientização de todos os envolvidos.
Conheça a Plantar Ideias
Conheça os projetos da Plantar Ideias e saiba como levar ESG (Environmental, Social and Corporate Governance ou, em português, Governança Ambiental, Social e Corporativa) para sua empresa.
Confira também: Ideias sustentáveis | Design sustentável | Estudo de viabilidade arquitetura