Natureza e saúde mental: áreas verdes reduzem a solidão das grandes cidades

O contato com a natureza pode fazer com que a vida nas grandes cidades seja menos solitária, permitindo que as pessoas se conectem com o ambiente natural e melhorem a sua qualidade de vida. Para isso, empresas especializadas no assunto criam projetos que aliam o design moderno e a natureza, criando um equilíbrio perfeito.

Continue a leitura e saiba mais sobre natureza e saúde mental!

A solidão nas grandes cidades

As grandes cidades são famosas por unir pessoas de diversos locais do mundo, ocupações e estilos de vida totalmente diferentes. Porém, o que muitas vezes não é comentado é que esse tipo de cidade também é preenchida com a solidão ocasionada pela grande quantidade de afazeres, falta de tempo, medo da violência e por aí vai.

Dentro do ambiente de trabalho, a solidão se mostra cada vez mais frequente entre os colaboradores. Dados de pesquisa da InPress Porter Novelli, em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), revelaram que, no ano de 2021, cerca de 70% dos trabalhadores sentiram a sua saúde mental prejudicada.

Como a natureza pode ajudar na saúde mental?

Diversos estudos comprovam os benefícios que a natureza pode trazer para a saúde mental das pessoas, reduzindo sintomas depressivos e aumentando a sensação de bem-estar. As caminhadas em lugares verdes ajudam a diminuir o estresse, o contato com a natureza coopera para manter o foco e a melhorar a memória e os ambientes mais naturais promovem a redução de pensamentos mais negativos.

Mais recentemente, a revista Scientific Reports divulgou um estudo realizado com cerca de 750 pessoas no Reino Unido. Os indivíduos utilizaram um aplicativo de celular no qual responderam questionamentos sobre a presença de natureza ao seu redor em um determinado momento e a sensação de solidão que sentiam em uma escala de 1 a 5.

Os resultados do estudo foram os seguintes:

  • Em ambientes com muitas pessoas, a solidão aumentava em 38%;
  • Quando em contato com a natureza, a solidão era reduzida em 28%.

Isso indica que, nos grandes centros urbanos, onde há a superlotação de pessoas, não há uma sensação de acolhimento e pertencimento por parte das pessoas. No entanto, quando elas se encontravam em espaços verdes, a percepção de solidão era reduzida, o que favorecia a manutenção da saúde mental dos indivíduos e indicava a relação direta entre natureza e saúde mental.

Combinando urbanismo, arquitetura, paisagismo e design

O desenvolvimento das grandes cidades nunca para. Todos os dias é possível perceber um aumento populacional nos centros urbanos e a construção de novos empreendimentos, como prédios e centros comerciais, por exemplo.

No entanto, tal realidade não quer dizer que esses espaços precisem contribuir para o aumento da solidão e dos sintomas negativos relacionados à saúde mental. É isso que empresas como a Plantar Ideias idealizam em seus projetos de áreas externas que promovem a integração das grandes cidades e áreas verdes.

A Plantar Ideias nasceu em 2016 e, desde então, destaca-se por criar projetos que unem modernidade e tudo o que os grandes centros demandam em níveis conceituais, como ambientes que promovem o contato com a natureza e o bem-estar das pessoas.

Gostou do conteúdo sobre natureza e saúde mental? Então continue navegando pelo site da Plantar Ideias e conheça mais sobre os nossos projetos!

Natureza e saúde mental