Cidades planejadas no Brasil: conheça as 5 principais

Ao falar sobre cidades planejadas, tem uma que logo surge na mente de todos: Brasília. A capital do país é um dos principais exemplos de cidade planejada, mas existem muitos outros que também podem ser mencionados e que surgiram até mesmo antes da capital federal.

Entenda, a seguir, um pouco mais sobre o que são e qual é a importância das cidades planejadas e conheça algumas das principais existentes no Brasil.

O que são cidades planejadas?

As cidades planejadas são criadas a partir da idealização de um projeto feito por engenheiros, urbanistas e arquitetos. Como são construídas a partir dos olhares de profissionais especializados, o resultado esperado é uma maior qualidade de vida dos habitantes e a redução dos problemas que costumam acontecer no processo de urbanização.

Importância das cidades planejadas

Esses modelos de cidades são mais estruturados e preparados para receberem a vida cotidiana da população, já que são feitos de acordo com as demandas existentes e toda expansão é realizada junto a políticas públicas.

Com isso, esse tipo de projeto é muito importante para possibilitar diversas melhorias, como a redução do trânsito, além de uma maior arborização e construção de espaços verdes por meio do paisagismo urbano.

Também é essencial para que as tubulações de esgoto e água comportem o crescimento da cidade, bem como para que o asfalto seja adequado e suficiente para o volume do trânsito. Esses e outros elementos, se não forem planejados, prejudicam o cotidiano dos moradores e até mesmo comprometem a segurança.

Cidades planejadas do Brasil

Entre as cidades planejadas no Brasil, a primeira foi Salvador. Ela foi projetada no ano de 1549 e, nesse momento, o foco era criar um centro administrativo imperial e um forte militar.

Mas não parou por aí! Alguns séculos depois, as próximas cidades planejadas começaram a surgir no país. Confira:

Teresina

Fundada em 1852, Teresina recebeu um traçado estilo ortogonal xadrez e está posicionada entre os rios Poti e Parnaíba, o que possibilitou maior acesso à água para a população e o surgimento de comércio com as demais regiões.

Hoje, existem várias áreas verdes pela cidade, o que só foi possível graças ao planejamento de amplas avenidas.

Aracaju

Em seguida veio Aracaju, criada em 1855. O projeto dessa cidade foi próspero, principalmente por estar localizada perto do mar, atraindo atividades portuárias.

Planejada estrategicamente para ser a capital de Sergipe, a construção foi desenvolvida no formato de tabuleiro de xadrez.

Belo Horizonte

Quebrando o padrão de formatos de xadrez, Belo Horizonte foi planejada no formato perpendicular com ruas que recebem cortes diagonais. No centro da cidade foi criada uma forte infraestrutura de saneamento, educação, saúde e transporte, sendo toda costeada pela Avenida do Contorno.

Ainda, fora do centro, o projetista desenhou um cinturão verde pelo qual a cidade tinha seu abastecimento. Porém, a parte que ficava para fora da Avenida do Contorno não entrou nas prioridades estruturais do planejamento, pois esperava-se que essa região teria um crescimento posterior.

Sendo assim, a previsão não se concretizou, pois a cidade cresceu rapidamente e essa área acabou sendo habitada sem a devida infraestrutura.

Brasília

Por fim, Brasília foi inaugurada no ano de 1960 pelo conhecido arquiteto Oscar Niemeyer em parceria com Lúcio Costa. Criada para ser a capital do país, a posição foi planejada estrategicamente para evitar ataques marítimos e impulsionar o crescimento da região central do país.

Entre os destaques do planejamento dessa cidade, estão as superquadras que foram desenvolvidas para permitir amplos espaços de convívio. Nessas quadras, inclusive, os prédios foram construídos suspensos para não serem um impedimento na circulação de pessoas.

Gostou de saber mais sobre qual foi a primeira cidade planejada do Brasil e outras de grande importância para o país?

Continue aqui no blog da Plantar Ideias e confira outros conteúdos como este!

Imagem de uma cidade planejada do Brasil.