O “G” da ESG significa governança corporativa e envolve uma série de ações práticas para incentivar a ética, a ajuda mútua, a participação colaborativa e promover o fortalecimento da cultura da empresa.
Com um incentivo claro à governança corporativa, as empresas conseguem alinhar seus interesses junto a todos os setores da sociedade, desde o social, o ambiental, o governamental até o empresarial.
Saiba mais sobre a governança ESG neste post!
O QUE É ABORDADO NA GOVERNANÇA?
Tudo é pautado pela transparência nas ações e pelo diálogo claro e aberto entre todos os envolvidos nos negócios da empresa, como os funcionários, fornecedores, sócios, acionistas, stakeholders, diretores e, é claro, os clientes.
Além disso, a governança corporativa também é focada no respeito à legislação e eliminação de práticas nocivas para o mercado, como a corrupção, por exemplo.
QUAL É A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA DO ESG?
A importância da governança dentro do ESG é promover os valores da empresa de forma a causar um impacto positivo nos negócios e na vida das pessoas que fazem parte da organização.
A governança também auxilia na descentralização da gestão, promovendo uma comunicação mais ampla entre as partes interessadas e reduzindo os conflitos internos e externos na empresa.
Outro motivo pelo qual a governança corporativa deve ser motivada é o aumento da eficiência dos processos internos. Mais motivados por uma cultura organizacional de respeito, ética e comunicação, os profissionais produzem mais e melhor!
Por fim, a segurança trazida pela redução de práticas ruins para o mercado ajuda a empresa a manter a sua boa imagem e agregar valor comercial aos seus negócios, incluindo a bolsa de valores, se for o caso.
QUAIS SÃO OS PRINCÍPIOS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA?
Para adotar a governança corporativa, é preciso seguir alguns princípios importantes. Veja quais são eles:
Transparência
A transparência é um dos principais pilares da governança ESG, pois é com ela que as relações dentro e fora da empresa se fortalecem. Além da transparência nas comunicações e decisões, é preciso prestar contas da atuação da empresa em questões relacionadas ao meio ambiente, diversidade, inclusão etc.
Responsabilidade
A responsabilidade, como um princípio de governança corporativa, tem a ver com o cuidado que a empresa deve ter com a qualidade de vida dos funcionários, com o papel que exerce na comunidade na qual está inclusa e com a proteção ao meio ambiente, por exemplo.
Equidade
O princípio da equidade prevê uma igualdade de oportunidades para funcionários e pessoas envolvidas na empresa. É preciso que a organização promova soluções que incluam a todos e não promovam os privilégios e a discriminação.
QUAIS SÃO OS EFEITOS DE UMA GOVERNANÇA ESG NA EMPRESA?
A governança corporativa causa muitos efeitos positivos nas empresas. Os principais são:
- Redução de conflitos;
- Diminuição de fraudes;
- Promoção da igualdade;
- Melhora da imagem da empresa;
- Elevação do valor de mercado.
Tudo isso é obtido por meio da governança corporativa e da ESG como um todo, de modo que é preciso aplicar todos os conceitos da sigla para obter os melhores resultados.
Conheça mais sobre a Plantar Ideias ao continuar explorando as páginas do nosso site!