Unindo conceitos como estética, meio ambiente, sustentabilidade, conforto e bem-estar, o paisagismo funcional se apresenta como uma das melhores estratégias para trazer qualidade de vida em diversos tipos de espaços.
Continue a leitura para saber mais!
O que é paisagismo funcional?
O paisagismo funcional consiste na utilização da vegetação para trazer mais qualidade de vida para as pessoas que vivem, trabalham ou passeiam por determinado local. Ele não tem necessariamente um foco na decoração, mas certamente os dois conceitos andam muito juntos na criação de projetos arquitetônicos ambientais.
Dentre as principais características do paisagismo funcional, podemos destacar o uso de plantas naturais, favorecendo a utilização da cor verde para trazer a sensação ainda mais presente da natureza nos espaços. Tudo isso favorece alguns propósitos do paisagismo funcional, como o terapêutico, educacional e de preservação do meio ambiente.
Quais são os benefícios do paisagismo funcional?
Confira agora algumas vantagens de aplicar o paisagismo funcional no seu projeto:
Ambiente propício para aves e borboletas
Quando um ambiente natural é criado com a ajuda do paisagismo funcional, tudo transpira a proteção ao meio ambiente e, com isso, o espaço se torna um refúgio muito chamativo para a fauna local – em especial, para as aves e borboletas.
É possível criar algumas soluções para alimentar esses animais, como comedouros e bebedouros, por exemplo. Isso ajuda a destacar o projeto, tornando-o ainda mais interessante e divertido para as pessoas que transitam por ali.
Hortas, pomares e jardins
Um dos principais benefícios do paisagismo funcional é a sua versatilidade, o que permite que o conceito seja aplicado em projetos realizados em empresas, casas, condomínios, edifícios, áreas rurais e por aí vai. Dentro dessa flexibilidade, é possível utilizar estratégias para melhorar a qualidade ambiental do espaço. Veja:
- Hortas e pomares: as hortas podem ser criadas para que as pessoas cultivem e consumam alimentos orgânicos, além de poderem ser utilizadas em projetos de ensino a crianças, que acabam aprendendo sobre alimentação saudável e proteção ao meio ambiente.
- Jardins sensoriais: esses jardins podem ser colocados em diversos tipos de ambientes e têm a finalidade de favorecer os estímulos sensoriais das crianças, como a visão, o tato, a audição e o olfato. Assim, elas podem explorar o ambiente com segurança, desenvolvendo, ainda, funções como a curiosidade e a atenção.
Leia também sobre: paisagismo praça pública
Cuidados e precauções
Os principais cuidados e precauções que se deve ter ao colocar o paisagismo funcional em prática são:
- Fazer um estudo de viabilidade para conhecer o local;
- Definir quais tipos de vegetação podem se desenvolver no espaço;
- Ter uma frequência de podas de folhas mortas;
- Desenvolver uma solução de drenagem e irrigação;
- Fazer a adubação das plantas e, se possível, utilizar a compostagem;
- Utilizar os resíduos orgânicos como adubo para as hortas.
Para ter certeza de que o projeto vai ser bem-sucedido, é muito importante contar com o auxílio especializado de uma empresa com know-how botânico e experiência em projetos de paisagismo, como é o caso da Plantar Ideias.
Continue navegando pelo site para conhecer os projetos de paisagismo funcional da Plantar Ideias, como o da Galeria Botânica!
Leia também: o que é paisagismo | Paisagismo urbano | Escritório de paisagismo