Upcycling: o que é e como usar a criatividade para o reaproveitamento de objetos que seriam descartados

São produzidos mais de 2 bilhões de toneladas de lixo no mundo, sendo o Brasil um dos países que mais participa dessa produção. Desse total, pouco mais de 1% é reciclado, em especial pelas empresas que aproveitam a matéria-prima mais barata para aumentar a margem de lucro.

Com a ideia de frear os impactos negativos causados pela alta produção de lixo e seu respectivo descarte na natureza, uma nova onda de reaproveitamento começou a ganhar o mundo: o upcycling.

Continue a leitura para saber o que é upcycle!

O que é upcycle?

O upcycling é uma técnica criada com a finalidade de reaproveitar objetos e contribuir para o meio ambiente. O conceito não é novo, uma vez que muitas pessoas já fazem isso há anos com o aproveitamento de objetos do dia a dia – especialmente em tempos de crise, em que qualquer economia financeira é bem-vinda.

Porém, a nova onda de upcycling chega com um toque a mais de modernidade e sofisticação, restaurando objetos com o uso da criatividade e das habilidades do artesão em transformar um item interessante em um artefato surpreendente e original.

Alguns objetos que podem ser utilizados no upcycling são latas, garrafas pet, tecidos, plástico e tudo o que já é comumente utilizado na reciclagem. No entanto, no conceito de upcycling, os objetos são ainda mais diversos, podendo ser utilizados outros utensílios, como latão, peças de bicicleta, equipamentos de jardinagem, bolas esportivas e muito mais.

Qual é a diferença entre upcycling e reciclagem?

O reaproveitamento e a transformação de um objeto em outro são duas características presentes tanto no upcycling quanto na reciclagem. Porém, a grande diferença está na forma de utilização dos objetos que seriam descartados.

Na reciclagem, o material pode ser totalmente modificado, como no caso de derretimento do plástico para formar um novo produto, por exemplo. Já no upcycling, a técnica visa manter a maior parte das características do produto original e apenas dar um novo uso para o objeto.

Uma bola de futebol pode se tornar um vaso de flores; uma bicicleta pode se tornar a base para uma mesa; um tambor de bateria pode virar uma luminária; talheres podem se unir para formar um lindo lustre para a sala, e assim por diante.

Benefícios do upcycling

Veja as maiores vantagens de fazer upcycling com objetos:

Flexibilidade

Um dos maiores benefícios do upcycling é a flexibilidade que ele traz. É possível reaproveitar objetos em diversas áreas, como na moda, decoração, criação de móveis, confecção de objetos do dia a dia e muito mais. 

Até mesmo algumas empresas estão sendo criadas com o foco em fabricar produtos com a técnica de upcycling. O objetivo dessas companhias é ajudar na conservação ambiental, na conscientização das pessoas e, ao mesmo tempo, vender produtos feitos com resíduos sólidos.

Redução de lixo

Toneladas e toneladas de resíduos são descartados todos os dias no mundo, uma vez que as pessoas consomem produtos feitos para terem um período de vida limitado – como é o caso das lâmpadas e das roupas, por exemplo.

Para que esse comportamento não afete tão negativamente o meio ambiente, o upcycling pode ser colocado em voga. Se pelo menos parte das pessoas e das empresas começarem a reaproveitar objetos, certamente haverá resultados positivos para o meio ambiente.

Agora que você já sabe o que é upcycle, continue no site da Plantar Ideias e conheça nossos projetos de arquitetura ambiental!

Confira também: O que é prática sustentável | Design biofílico

O que é upcycling