Os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU

Até 2030, 193 países que são membros da Organização das Nações Unidas (ONU) estão comprometidos para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Cada um desses objetivos contribui para que as pessoas ao redor do mundo tenham melhores direitos e para que cada adolescente e criança tenha seu bem-estar garantido.

Acompanhe e conheça os 17 ODS para compreender a estratégia da ONU e saber no que o Brasil deve trabalhar nos próximos anos, enquanto membro da ONU e país compromissado com os ODS.

Estratégia da ONU ao criar os ODS

A ONU, a partir dos ODS, busca eliminar a fome extrema e a pobreza existente no mundo, bem como proporcionar uma educação de qualidade para que as pessoas possam usufruir durante a vida.

Também faz parte das estratégias a proteção do meio ambiente e a promoção de sociedades inclusivas e pacíficas em um prazo que vai até 2030, além de diversos outros objetivos.

Para isso, os países devem cumprir seus compromissos e unir forças entre sociedade civil, governos, universidades, empresas e outras instituições para atingir os objetivos.

Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

  1. Erradicação da pobreza: o primeiro objetivo de desenvolvimento sustentável da ONU é acabar com a pobreza extrema existente em todos os locais do mundo. Hoje, pessoas que vivem diariamente com menos de 1,90 dólar são classificadas como vivendo na extrema pobreza.
  2. Fome zero e agricultura sustentável: extinguir a fome, melhorar a nutrição, atingir a segurança alimentar e promover a agricultura sustentável.
  3. Saúde e bem-estar: garantia de uma vida saudável a todos, promovendo o bem-estar independentemente da idade. Com isso, diminuir a taxa de mortalidade materna e neonatal no mundo.
  4. Educação de qualidade: garantir que as pessoas tenham acesso a uma educação equitativa, inclusiva e de qualidade e criar oportunidades de aprendizado a todos.
  5. Igualdade de gênero: extinguir as formas de discriminação de gênero, empoderar meninas e mulheres e acabar com as formas de violência contra as mulheres e meninas.
  6. Água potável e saneamento: garantir que todos tenham água potável e saneamento.
  7. Energia limpa e acessível: assegurar que todas tenham energia acessível e limpa.
  8. Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentável e inclusivo para todos, com empregos dignos.
  9. Indústria, inovação e infraestrutura: desenvolver infraestruturas que promovam uma industrialização sustentável e inclusiva.
  10. Redução das desigualdades: diminuir a desigualdade existente entre e dentro dos países.
  11. Cidades e comunidades sustentáveis: fazer com que as cidades sejam mais seguras, inclusivas e sustentáveis. Para isso, é fundamental a aplicação de um urbanismo sustentável a partir de projetos bem-desenvolvidos, envolvendo arquitetos, urbanistas e paisagistas.
  12. Consumo e produção responsáveis: assegurar que os padrões de consumo e de produção sejam sustentáveis.
  13. Ação contra a mudança global do clima: garantir que sejam tomadas medidas urgentes de combate às mudanças climáticas e os impactos decorrentes delas.
  14. Vida na água: garantir a conservação e o uso sustentável dos mares, oceanos e recursos marinhos.
  15. Vida terrestre: restaurar, proteger e promover a utilização dos ecossistemas terrestres de forma sustentável.
  16. Paz, justiça e instituições eficazes: proporcionar que todos tenham acesso à justiça e promover a pacificação das sociedades.
  17. Parceria e meios de implementação: revitalizar parcerias globais e tornar mais fortes os meios de implementação.

É importante ressaltar que cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável se desdobra em diferentes metas e que o futuro do mundo, com a preservação da natureza e do bem-estar de todos, depende do compromisso e empenho de todos os 193 países, incluindo o Brasil, no cumprimento dos ODS.

Continue no site da Plantar Ideias e conheça vários outros conteúdos como este.

Pessoas em volta da miniatura do globo terrestre com os braços entrelaçados uns nos outros para cumprir os objetivos de desenvolvimento sustentável.