O fenômeno da urbanização é imparável. Como a população só tende a aumentar, é natural que áreas antes conhecidas pelo verde abundante sejam pavimentadas para a construção de casas, prédios, comércios e outros estabelecimentos.
A horta urbana é uma maneira de contornar essa situação, e, mesmo esses lugares, conhecidos por serem “selvas de pedra”, disponham de um toque de verde que torna a paisagem mais bonita e melhora a qualidade do ar. Com isso, as pessoas mantêm contato com a natureza.
Acompanhe a leitura, aprenda mais sobre o assunto e tire suas dúvidas!
O que é uma horta urbana?
Hortas urbanas são áreas destinadas ao plantio de hortaliças e frutas em grandes centros urbanos, como cidades muito urbanizadas sem mais tantos lugares disponíveis para o plantio.
O mais comum é que essas hortas sejam feitas dentro das casas e dos apartamentos, mas elas também são criadas e mantidas em espaços coletivos. Desse modo, as pessoas ajudam a cuidar e desfrutam dos alimentos cultivados.
Em uma horta urbana, são plantados legumes (cenouras, abobrinhas), hortaliças (coentro, salsinha, cebolinha, hortelã) e frutas (tomate, morango, framboesa), com bastante variedade.
Como fazer a sua horta urbana?
O processo é mais simples do que parece. Na nossa explicação, falaremos sobre a criação de uma horta urbana residencial, feita em casas ou apartamentos, tudo bem? Dá só uma olhada:
- Encontre um bom local: importante que haja fácil acesso à água e o sol também incida naquela região, o que favorece o crescimento e desenvolvimento da horta;
- Prepare o local: o ideal é dispor de um bom espaço para a terra e prepará-la, como um canteiro. Mesmo que não seja tão grande, é bom que haja acesso à água e ao sol;
- Prepare a terra: essa preparação é fundamental para as hortaliças, frutas e legumes crescerem bem. Na loja de jardinagem, informe o que você quer plantar e saiba como preparar a terra com adubo e outros compostos;
- Plante o que escolher: uma vez que o solo estiver preparado, é chegada a hora de plantar. Não se esqueça de deixar um espaço entre cada muda ou planta, pois crescerão e precisarão de uma área maior;
- Cuide da plantação: é preciso continuar trabalhando e cuidando do seu plantio com podas, adubações e regas. Quanto maior o cuidado, maiores também serão as chances de sucesso!
Por que ter uma horta urbana e quais são os benefícios?
Ainda se pergunta se a horta urbana é uma boa para você? Então, confira os benefícios das hortas urbanas:
- Alimentos livres de agrotóxicos: quando você planta seus próprios alimentos, há o controle sobre o que foi usado durante o processo. Sem o uso de agrotóxicos, mais saúde é servida à mesa;
- Praticidade: ao invés de ir ao mercado ou à feira para comprar hortaliças, legumes e frutas, você tem alguns deles em sua casa. Não é muito bacana?
- Processo terapêutico: quem gosta de plantar sente relaxamento e conforto significativos ao se envolver nesse tipo de atividade. Portanto, a mente e as emoções também agradecem.
Conte com a Plantar Ideias
Felizmente, existe a Plantar Ideias, um escritório de arquitetura e design urbano que conta com profissionais qualificados para entender suas necessidades e propor a melhor horta urbana conforme o que procura. Além de toda a praticidade proporcionada, a saúde e o meio ambiente agradecem!
Confira também: Arquitetura sustentável