Arquitetura sustentável: o que é e quais são seus benefícios

A sustentabilidade é a arte de fazer serviços e produtos com boa qualidade e funcionalidade, aproveitando os recursos ao máximo e reduzindo desperdícios. Na arquitetura, isso é feito por meio dos projetos sustentáveis, que aliam a sofisticação e a proteção ao meio ambiente como forma de reduzir impactos negativos à natureza e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Continue a leitura e saiba mais sobre a arquitetura sustentável e seus benefícios!

O que é arquitetura sustentável?

A arquitetura sustentável é o segmento que se destina à criação e execução de projetos que tenham um impacto ambiental reduzido. Os empreendimentos são construídos com foco na eficiência e no aproveitamento extremo de recursos, eliminando o máximo possível de desperdícios.

Projetos de arquitetura sustentável ajudam a manter o mundo “saudável”, uma vez que a construção civil é uma das grandes responsáveis pelo uso de energia, emissão de gases poluentes e alocação de resíduos sólidos em aterros.

Dessa forma, o foco desse segmento é manter o conforto e a funcionalidade dos empreendimentos, mas, ao mesmo tempo, projetá-lo de acordo com boas práticas sustentáveis para que ele não gere danos significativos ao meio ambiente.

Quais são os benefícios da arquitetura sustentável?

Veja as principais vantagens dos projetos sustentáveis de arquitetura:

Saúde

Um projeto de arquitetura sustentável tem a quantidade de poluição na atmosfera reduzida quando comparado a projetos tradicionais. Isso contribui positivamente para a saúde dos trabalhadores, dos indivíduos que moram no entorno da construção e da população em geral.

Eficiência

Esse tipo de projeto também é muito conhecido pela eficiência na utilização de recursos. Na arquitetura sustentável há um foco muito grande no aproveitamento energético e hídrico, reduzindo desperdícios e colaborando para que os custos também sejam reduzidos ao final da obra.

Resíduos

A arquitetura sustentável se preocupa com a geração e a alocação de resíduos sólidos. Os principais projetos da área reaproveitam os resíduos gerados na obra e também criam soluções sustentáveis para os ocupantes do local – como é o caso dos banheiros a seco, que direcionam os resíduos para adubar hortas, por exemplo.

Preservação

Por fim, é importante destacar que a arquitetura sustentável é muito positiva para a preservação ambiental, pois ela foca na utilização de áreas que favorecem a qualidade de vida dos indivíduos e, ao mesmo tempo, que não prejudicam as áreas verdes das cidades.

Como se faz arquitetura sustentável?

Para fazer arquitetura sustentável, antes de mais nada, é importante ter conhecimento sobre o assunto. Isso pode ser comprovado com certificações ambientais, como o Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), por exemplo, que utiliza critérios como localização, espaço sustentável, inovação e eficiência para certificar ou não as edificações como sustentáveis.

Além disso, é importante que tanto o projeto quanto a sua execução sigam a mesma linha de sustentabilidade. É preciso treinar a equipe de obras para utilizar a energia, os recursos hídricos e os materiais de construção da melhor maneira possível e com o máximo de aproveitamento. 

Gostou do conteúdo? Então continue no site da Plantar Ideias e conheça os nossos projetos!

Confira também: Design sustentável

Arquitetura sustentável