As cidades inteligentes, também chamadas de smart cities, utilizam a tecnologia a favor da qualidade de vida da população – especialmente no que se refere à mobilidade urbana, transporte e segurança. Com o avanço da tecnologia, elas são cada vez mais comuns e já se tornaram uma realidade.
Bilhões de dólares são investidos todos os anos para facilitar o dia a dia dos moradores de diversas cidades inteligentes e suas tecnologias, fazendo com que o desenvolvimento econômico e social desses locais seja muito mais elevado.
Como exemplo de smart cities, podemos citar Londres, Amsterdã e São Paulo. Na capital da Inglaterra, o foco é o investimento em tecnologias de transporte, como o metrô de 400 km de extensão: London Underground.
Já na capital holandesa, as ciclovias se destacam por proporcionar uma redução gigantesca de gases poluentes e, em São Paulo, a característica mais forte está vinculada à mobilidade urbana, com os corredores de ônibus e as ciclofaixas.
O ranking de cidades inteligentes elaborado pela IESE Business School classifica as cidades de acordo com aspectos como economia, meio ambiente, tecnologia, mobilidade, capital humano, governança, planejamento urbano e transporte.
No Brasil, uma série de laboratórios vivos já vêm sendo testados pelas cidades e ambientes controlados. A Plantar Ideias foi responsável, inclusive, pelo projeto desenvolvido para a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), em parceria com o Inmetro, no desenvolvimento do primeiro campus de teste e validação de produtos de tecnologia para cidades inteligentes.
Continue a leitura para saber mais sobre as cidades inteligentes e suas tecnologias!
O que são tecnologias inteligentes?
As tecnologias inteligentes são projetadas para fazerem mais com menos. No caso das smart cities, elas conseguem interligar diversos componentes dentro das cidades, favorecendo o aproveitamento de recursos, a agilidade dos processos, a economia e, é claro, o dia a dia da população.
Normalmente, esse tipo de tecnologia está ligado ao conceito de Internet of Things (IoT) – ou Internet das Coisas, em português. Essa solução consegue conectar as tecnologias inteligentes para que causem impactos ainda mais positivos às pessoas e às empresas.
Os tipos de tecnologia inteligente
Veja quais são os tipos tecnologia para cidades inteligentes mais utilizados atualmente:
Energia inteligente
Em relação à energia inteligente, podemos citar as luzes de LED utilizadas em empreendimentos residenciais e comerciais. Elas são mais econômicas e eficientes e, com isso, utilizam menos recursos energéticos para oferecer os mesmos resultados.
Esse modelo também pode ser utilizado em postes de iluminação pública com sistemas de ligação automáticos, que permitem que sejam ligados apenas quando há uma efetiva necessidade, além de facilitar a manutenção do sistema.
Além disso, a energia inteligente – especialmente a que conta com soluções digitais em LED – pode ser muito útil para a obtenção de dados sobre o consumo de energia da população, fazendo com que novas soluções sejam criadas para otimizar ainda mais a utilização energética.
Transporte inteligente
O transporte inteligente é um dos tipos de tecnologia que mais aparecem nas smart cities pelo mundo. Ele pode ser aplicado não apenas em veículos elétricos, mas em soluções de trânsito, como é o caso dos semáforos inteligentes.
Outra solução são os estacionamentos e o transporte público inteligentes. Com informações em tempo real sobre disponibilidade e distância, as pessoas conseguem ter mais agilidade ao se locomover, o que ajuda no aumento da qualidade de vida da população.
Coleta e análise de dados
Para que novas soluções em tecnologia inteligente sejam criadas, é preciso utilizar a coleta e análise de dados das cidades. Isso pode ser feito por meio de tecnologias de obtenção de dados sobre o trânsito, iluminação pública, segurança etc.
Os dados são organizados de maneira que possam gerar novos insights para o planejamento da cidade, por exemplo. Para fazer isso, é possível utilizar portais de dados abertos, que todos podem alimentar, além de aplicar as soluções inteligentes que já existem nas cidades para ajudar nessa tarefa.
Dispositivos inteligentes de IoT
A Internet das Coisas é uma das principais estratégias para executar as tecnologias inteligentes nas cidades. Com ela, é possível deixar tudo interligado por meio de dispositivos de visibilidade, câmeras inteligentes, sensores e muito mais. Os dispositivos IoT ainda ajudam a coletar os dados e organizá-los, facilitando o processamento.
A importância das cidades inteligentes e suas tecnologias para a qualidade de vida da população
A grande relevância da tecnologia inteligente para as cidades está no melhor aproveitamento dos recursos do local, como água, energia e matérias-primas, por exemplo. Ao utilizar esses recursos de forma otimizada, toda a população sai ganhando, já que poderão usufruir das mesmas facilidades por preços mais acessíveis.
Além disso, vale mencionar que a aplicação das tecnologias inteligentes permite que a mobilidade urbana seja melhorada, fazendo com que as pessoas cheguem mais rápido e de forma mais segura aos seus destinos.
Gostou do conteúdo? Então continue navegando pelo site da Plantar Ideias para conhecer os nossos projetos!
Saiba mais sobre o que são cidades inteligentes | Confira quais são as cidades planejadas no Brasil