Wellness: entenda essa forte tendência

Morar em um ambiente é muito mais do que apenas ter um local para ficar, pois os espaços podem influenciar direta, positiva ou negativamente a qualidade e forma de vida dos ocupantes.

Dentro disso, surge o Wellness, um conceito que vem sendo desenvolvido e aplicado na arquitetura e que tem tudo para tornar sua vida ainda melhor e com mais qualidade.

Conheça essa tendência, entenda no que ela consiste e veja como pode fazer diferença na vida das populações urbanas!

O que é Wellness?

Conceito aplicado na arquitetura, o Wellness visa a construção de ambientes e espaços que priorizam a qualidade de vida, o bem-estar e o lazer. Isso é feito por meio de estímulos embasados em alguns pilares, como:

  • Sustentabilidade;
  • Saúde;
  • Localização;
  • Exclusividade;
  • Design.

Esse tipo de construção vem ganhando espaço, e atualmente existem até mesmo certificações que podem ser concedidas aos espaços desenvolvidos a partir do Wellness, como é o caso da certificação Well e Fitwell.

Como o Wellness é aplicado à arquitetura?

Esse conceito pode ser aplicado à arquitetura de diversas formas, principalmente com materiais diferenciados e espaços com amplitude que promovem um ambiente que estimula a prática de atividades saudáveis e interações sociais com os ocupantes, por exemplo.

Além disso, o uso de plantas e de paisagismo é uma forma de aplicar o Wellness aos espaços, assim como a criação de locais como áreas externas e áreas de meditação, sempre com inserção de espécies de plantas que estimulam o relaxamento e ajudam no bem-estar humano até mesmo por meio da beleza impressa no ambiente.

Seja em lugares residenciais, comerciais ou em uma cidade inteligente, onde o que se busca é o bem-estar social, os projetos arquitetônicos podem aplicar o Wellness por meio do uso de texturas, cores, elementos e aromas para que sensações positivas sejam despertadas nas pessoas.

Nas cidades inteligentes, inclusive, cada edificação é considerada no impacto que causa tanto à própria cidade quanto ao meio ambiente, sempre havendo uso de tecnologias e soluções inovadoras.

Projeto Vaz Batel no conceito Wellness com árvores, gramas e outros elementos paisagísticos

Um exemplo do conceito abordado neste conteúdo é o Vaz Batel, um projeto Wellness do ano de 2022 em que o paisagismo foi desenvolvido pela Plantar Ideias em parceria com diversos profissionais, como luminotécnicos, designers de interiores e arquitetos.

A construção fica em Curitiba e envolve sofisticação e conforto, com ambientes pensados para proporcionar bem-estar aos moradores nas áreas de convivência. Para isso, o projeto conta com técnicas de paisagismo e iluminação, bem como tem espaços de relaxamento com vários elementos da natureza, integrando o verde aos espaços comuns. Os espaços foram pensados para serem ocupados por pessoas de todas as idades promovendo a melhora na qualidade de vida de todos.

Terraço do projeto Vaz Batel com árvores, plantas, iluminação e espaços de lazer.

Na parte do terraço, o projeto recebeu um espaço de lazer enriquecido com diversas plantas, área gourmet e uma vista muito bonita, o que também contribui para a qualidade de vida dos frequentadores e para elevar o nível de bem-estar. O projeto buscará a certificação de sustentabilidade, mais um ponto onde bem-estar e projeto se encontram.

Outro projeto que segue essa mesma linha é o pioneiro Wellness Building AGE360, que foi o primeiro projeto do Brasil nesse sentido. Ele é um prédio residencial com foco bem-estar e o equilíbrio na vida dos moradores com iluminação natural e vistas confortáveis. 

Por que o conceito de Wellness cresceu tanto?

Esse conceito se tornou ainda mais importante após a pandemia de Covid-19, que fez com que as pessoas passassem mais tempo em casa ou em locais fechados, evidenciando a importância de que os espaços onde se passa boa parte do dia devem propiciar o equilíbrio e o bem-estar.

Nesse sentido, muitas pessoas perceberam que é importante morar em um local que fornece mais do que apenas um espaço, pois habitar não é a única necessidade. Também é preciso viver e sentir, ter saúde, aconchego, bem-estar, segurança e boas sensações no lugar onde se está.

Com espaços amplos e escadas atrativas, por exemplo, é possível estimular a realização de atividades que não seriam feitas em outros estilos de ambientes. Sendo assim, até o planejamento diferenciado de uma escada pode impactar consideravelmente a vida das pessoas, que podem passar a preferir subir e descer poucos andares se exercitando a usar apenas o elevador.

Portanto, o Wellness é algo que veio para revolucionar a forma como as construções são feitas e resgatar essências já usadas em outras civilizações, como as romanas, asiáticas e gregas, que servem de influência para se pensar o bem-estar nas construções atuais.

Navegue pelo site da Plantar Ideias e conheça mais sobre esse conceito e outros tipos de projetos que são tendência!

Projeto de arquitetura sobre uma mesa, representando o Wellness aplicado à arquitetura