Wellness: arquitetura com foco no bem-estar

Você sabe o que é a arquitetura wellness e o que tem a oferecer para o seu bem-estar? Esse conceito tem ganhado mais adeptos ao redor do mundo e pode mudar a vida de muitas pessoas, com elementos que transformam os ambientes.

Entenda melhor! Boa leitura!

O que é wellness?

Wellness é um conceito que tem como foco o bem-estar e pode ser aplicado amplamente em diversas áreas, como nas de arquitetura, turismo, nutrição, fitness e muitas outras.

O objetivo é sempre alcançar o bem-estar do corpo e da mente por meio da construção de elementos, hábitos e rotinas que despertem boas sensações e aumentem a qualidade de vida do ser humano.

Assim, o Wellness é um conceito que abrange muitas dimensões, incluindo as interações sociais cotidianas que têm grande impacto no bem-estar físico e psicológico das pessoas.

O que é a arquitetura wellness?

Neste conteúdo, a dimensão que mais interessa é a da arquitetura wellness, que ficou muito mais popular, principalmente após o largo período de isolamento provocado pela pandemia da Covid-19, em que todos tiveram de passar muito tempo em casa e se depararam, muitas vezes, com espaços que não contribuíam para uma boa qualidade de vida.

Com isso, a necessidade de transformar os ambientes em locais de maior aconchego e acolhimento aumentou muito. Porém, mesmo com o fim do isolamento social, ainda existe a necessidade de desenvolver os espaços a fim de que contribuam ativamente para o bem-estar, pois as pessoas continuam passando longos períodos em edificações, seja no trabalho ou em casa.

Nesse sentido, na arquitetura, muitas são as ferramentas que auxiliam na construção de um espaço que promova o bem-estar. Assim, os profissionais que criam projetos baseados nesse conceito empregam texturas, cores, aromas e demais elementos para construir sensações agradáveis aos ocupantes.

Além disso, é muito comum o uso de elementos da natureza com projetos de paisagismo, para obter efeitos que ajudam a criar um estilo de vida mais tranquilo e equilibrado, promovendo bem-estar físico, emocional, profissional e intelectual.

Como o ambiente pode afetar seu bem-estar?

É fundamental entender como o ambiente pode afetar o bem-estar de uma pessoa, pois somente assim ficará clara a importância do wellness na arquitetura.

O espaço de convívio diário deve ser mais que apenas funcional ou bonito, uma vez que influencia o comportamento dos ocupantes, o estilo da rotina e o padrão de vida.

Por exemplo, os espaços projetados com design ativo, um tipo de arquitetura que cria ambientes que estimulam uma rotina mais focada na saúde e na prática de exercícios físicos por escadas divertidas e espaços com iluminação natural, que auxiliam na produção de serotonina, o hormônio do bem-estar, tendo estreita relação com o wellness.

Se um espaço for pouco iluminado com luz natural, com escadas pouco atrativas e sem circulação de ar ou conexão com elementos naturais, por exemplo, a tendência é que a qualidade de vida do morador seja prejudicada.[/vc_column_text]

Por outro lado, um espaço rico em iluminação natural, com plantas, ampla circulação de ar e áreas externas para convívio, aumentam a qualidade de vida, como no caso do projeto Vaz Batel, cujo paisagismo é todo feito pela Plantar Ideias, com o foco no conforto e bem-estar.

Portanto, os espaços produzem efeitos na saúde das pessoas, consciente ou inconscientemente, e o wellness se projeta na arquitetura, no paisagismo, no design de interiores e em diversas outras áreas, propiciando estímulos que contribuem positivamente para a elevação do bem-estar.

Continue em nosso blog e confira outros conteúdos que a Plantar Ideias preparou para você, como um que trata dos benefícios da cidade inteligente. Aproveite e conheça!

Veja também: 4D Complex House

Sala de estar projetada com wellness design, com foco no bem-estar