Upcycling: conheça mais sobre essa tendência que beneficia a todos

A produção em massa traz cada vez mais produtos para o nosso dia a dia e, consequentemente, mais lixo. Infelizmente, essa grande quantidade de resíduos causa impactos muito negativos para o meio ambiente. Então, para reduzir esse problema, foi criado o conceito de upcycling.

Continue a leitura e saiba o que é o upcycle!

O que é upcycling?

Trazendo uma visão nova e remodelada para alguns conceitos como reaproveitamento e reciclagem, o upcycle nada mais é do que conceder uma finalidade nova a um produto que não serve mais ao seu propósito.

A ideia do upcycling, termo criado pelo ambientalista Reine Pilz, é utilizar a criatividade para otimizar produtos que seriam descartados. Com isso, a sustentabilidade e a proteção ao meio ambiente também são colocadas em pauta.

Qual é a diferença entre upcycling e customização?

A customização prevê a utilização de um produto que ainda pode ser utilizado em sua forma “natural” para que se torne único, como é o caso de uma blusa que passou por uma personalização e agora pode ser vestida com exclusividade por uma pessoa.

Já o upcycling utiliza como base um produto ou material que seria descartado, ou seja, que não pode mais ser utilizado da mesma forma. Isso não impede que ele seja customizado depois, mas esse não é necessariamente o foco.

Diferença entre upcycling e reciclagem

O upcycling é mais focado na nova formatação de um produto para que ele tenha ainda mais valor no mercado. Uma garrafa de vidro que seria descartada pode se tornar um objeto decorativo, como um abajur, e passar a valer muito mais do que antes.

Por outro lado, a reciclagem utiliza processos químicos para modificar a estrutura de um material, a fim de que ele se torne uma espécie de matéria-prima usada. Normalmente, isso reduz o valor do produto final, o que não acontece no upcycling.

Benefícios do upcycling 

Veja agora algumas das principais vantagens do upcycling:

Melhor aproveitamento de recursos

O upcycling permite que recursos naturais, muito importantes e não renováveis, como a água, sejam aproveitados da melhor forma possível sem que haja o seu desperdício. A ideia é fazer com que um produto, como o plástico, por exemplo, não seja descartado para que outro seja criado do zero. Isso permite que recursos como o petróleo sejam utilizados em menor escala.

Economia circular

A economia circular e o upcycle estão diretamente ligados, pois preveem o reaproveitamento de produtos e materiais para a criação de novas soluções úteis para as empresas e seus clientes. Isso significa utilizar uma quantidade menor de matéria-prima em processos de fabricação, gerando, assim, menos resíduos.

Modelo de negócio

Também é importante salientar que o upcycling pode ser um excelente modelo de negócios para comunidades carentes ou até para grandes empresas. Atualmente, podemos ver o conceito aplicado na indústria têxtil com a confecção de produtos de moda sustentável, na produção de móveis e objetos decorativos, e até mesmo na fabricação de produtos do dia a dia, como cadernos e bolsas.

Gostou do conteúdo e deseja saber mais sobre o nosso trabalho? Então continue no site da Plantar Ideias e confira o projeto do Bosque da Leitura no Parque Ibirapuera!

Upcycle