Ao longo dos anos, o crescimento desenfreado das grandes cidades trouxe a urgente necessidade de minimizar os impactos ambientais causados por uma expansão desordenada. A superlotação urbana, a escassez de recursos naturais e a má qualidade de vida contribuíram para o surgimento do conceito de urbanismo sustentável, que visa repensar os espaços para melhorar a vida das pessoas sem prejudicar o meio ambiente.
O que é urbanismo sustentável?
Tornar as cidades mais saudáveis, seguras e habitáveis. Com todos esses objetivos, o urbanismo sustentável nasceu como uma solução primordial para mudar a maneira de ocupar e explorar as cidades atuais. Para muitos especialistas, o modelo utilizado há décadas vem se tornando insustentável e passível a crises ambientais, hídricas, energéticas e de combustíveis fósseis.
Viabilizar isso tudo é possível por meio da absorção do crescimento populacional ao criar espaços de moradia, locomoção e lazer que incentivem o convívio humano e a preservação ecológica das metrópoles. Dentre as medidas mais conhecidas desse tipo de projeto estão a construção de prédios mistos, gestão de lixo, diminuição do uso de automóveis e o afastamento das grandes indústrias. E a tecnologia BIM na construção civil é uma grande aliada.
Quais as vantagens do urbanismo sustentável?
Utilizar o conceito de urbanismo sustentável é investir na saúde, bem-estar e na própria felicidade da população. Além disso, é uma forma de promover o desenvolvimento econômico local e garantir a sustentabilidade ambiental. Veja outros benefícios da aplicação desse modelo arquitetônico:
- Promoção de atividades físicas e de lazer em espaços públicos e mais verdes;
- Diversificação do uso dos espaços, incentivando a moradia, comércio, lazer e locomoção;
- Viabilização de experiências multissensoriais;
- Valorização do transporte público coletivo e diminuição do uso dos meios privados;
- Fortalecimento da economia local;
- Preservação ecológica;
- Diminuição do estresse;
- Aumento da felicidade e bem-estar.
Como a tecnologia BIM contribui para o urbanismo sustentável?
Concebida para garantir a qualidade e eficiência de projetos arquitetônicos, a arquitetura e tecnologia BIM é uma grande aliada para o desenvolvimento do urbanismo sustentável. Isso porque esse tipo de tecnologia é capaz de computar dados e auxiliar estudos ambientais, com informações precisas do local da construção, luminosidade, energia, consumo de materiais e recursos naturais, entre outros.
Assim, a Modelagem da Informação da Construção (do inglês Building Information Modeling) permite a viabilização de análises precisas sobre as questões não apenas ambientais, como também urbanísticas e econômicas, essenciais para o gerenciamento e condução do projeto.
Profissionais da arquitetura costumam utilizar a tecnologia BIM para controlar todo processo de construção, a fim de maximizar o uso de resíduos da obra ou destinar suas sobras para reciclagem. Outra importante contribuição da tecnologia vem a partir das simulações energéticas, acústicas e estruturais, capazes de medir e controlar gastos com água, energia e diminuir a presença de carbono.
Como o software BIM aumenta a eficiência dos escritórios de Arquitetura e Urbanismo?
Uma das principais vantagens de implantar o software BIM nos escritórios de Arquitetura e Urbanismo é maximizar a eficiência de trabalho. Esse ganho de produtividade é possível porque o sistema foi criado exatamente para evitar erros e retrabalho a partir do compartilhamento e atualização de informações em tempo real, o que aumenta a performance do serviço entregue pelos arquitetos.
Além disso, a metodologia BIM interfere diretamente nas contas do escritório. Isso porque, com informações tão precisas, os orçamentos são mais exatos e os riscos de erros e alterações nos documentos do projeto acabam diminuindo drasticamente, o que reduz o desperdício com instalações, materiais e tempo de obra.
De olho nessas tecnologias, estúdios de arquitetura especializados em urbanismo sustentável e obras naturais já vêm utilizando a BIM no Brasil. A Plantar Ideias é um deles, e utiliza diferentes conceitos de promoção do bem-estar e preservação do meio ambiente para concretizar projetos considerados modernos e ao mesmo tempo ecológicos.
Confira também: O que são espaços de convivência