Muitas vezes ligada somente à estruturação da área de Tecnologia da Informação de uma companhia, a arquitetura corporativa vai muito além. Com soluções que englobam desde a organização empresarial até a disposição de espaços em um escritório, esse conceito pode ser fundamental para o sucesso de uma marca. Conheça melhor!
O que é arquitetura corporativa?
A arquitetura corporativa é um conceito amplo que pode ser definido como uma organização sistemática a partir de uma liderança, planejamento de negócio e definição de metas, visões e estratégias. Dentro deste pacote, estão incluídos processos operacionais, estruturação física e organizacional, automações, coleta e armazenamento de dados.
Para que serve a arquitetura corporativa?
Assim como em qualquer plano organizacional, a arquitetura corporativa visa a otimização do trabalho. No entanto, seu grande diferencial é que esse processo se dá a partir da utilização de recursos e ambientes que propiciam maior produtividade e conforto, facilitando a rotina de funcionários, seja por meio da gestão de sistemas tecnológicos ou da composição física do local de trabalho.
Dessa forma, esse tipo de arquitetura possibilita a transformação de espaços e da atmosfera corporativa, tornando a experiência de trabalho mais agradável e proveitosa e sanando todas as necessidades de colaboradores e clientes. É importante frisar que, além da questão estética, esse conceito também prioriza valores como a comunicação e o bem-estar de todos.
Quais são os benefícios da arquitetura corporativa?
Implantar a arquitetura corporativa dentro de uma empresa pode trazer uma série de vantagens, desde soluções operacionais e otimização da rotina de trabalho até a harmonização do ambiente e relacionamento entre funcionários. Os principais benefícios desse conceito são:
Identidade própria
A partir da criação de espaços e ambientes diretamente ligados aos valores da marca, torna-se evidente a essência do negócio diante de todo o mercado. Pode-se afirmar que um projeto de arquitetura diz muito sobre uma empresa.
Melhor comunicação e relacionamento
Quando se pensa em design e layout, a arquitetura corporativa é capaz promover as relações interpessoais dentro do ambiente de trabalho a partir de soluções funcionais que incentivam a troca de informações e o fortalecimento coletivo. Em ambientes que exigem concentração e silêncio, sugere-se utilizar divisórias de vidro. Tudo isso impacta diretamente na produção.
Mais conforto e produtividade
Um ambiente confortável fatalmente será propício para gerar bem-estar e eficiência no trabalho. Sendo assim, deve-se pensar na escolha e disposição de móveis, decorações, cores e iluminação condizentes com esse contexto.
Redução de custos
Otimizar espaços, economizar energia e simplificar processos operacionais são marcas registradas da arquitetura corporativa. Assim, além de todos os benefícios já citados, a saúde financeira da empresa também agradece.
Implementação de projetos sustentáveis
Sustentabilidade é mais do que uma palavra que está na moda; é uma necessidade para salvar o meio ambiente. Assim, a arquitetura corporativa também possibilita trabalhar esse conceito, utilizando recursos renováveis e soluções ecologicamente corretas. Mais ainda: um projeto sustentável também auxilia nas estratégias, nos processos tecnológicos e na integração de espaço.
Como a arquitetura corporativa pode impactar os negócios?
Grosso modo, a arquitetura corporativa é responsável pela redução de custos e riscos, além de contribuir diretamente para o planejamento estratégico. Isso porque ela ajuda a trabalhar a estruturação e redundância de processos, sistemas e infraestrutura, permitindo traçar um caminho mais seguro para conduzir o negócio.
Projetos sustentáveis
Esclarecido o conceito de arquitetura corporativa, a Plantar Ideias pode ajudar empresas a criarem o projeto sustentável ideal para cada tipo de negócio. Nascido em 2016, o estúdio tem como principal objetivo trazer soluções que promovam o bem-estar e o contato com a natureza, oferecendo ricos detalhes e conceitos arquitetônicos e do paisagismo inteligente.
Confira também: O que são espaços de convivência | Ideias sustentáveis