O espaço pet friendly traz diversas vantagens aos ambientes corporativos. Veja quais são as vantagens e como implementá-lo em sua empresa.
Os espaços pet friendly dizem respeito a locais que passam por adaptações para receber animais de estimação, visando ao bem-estar de pets e colaboradores. Veja por que implementar esse conceito e como isso deve ser feito.
O que é um espaço pet friendly?
O conceito “pet friendly” se refere à customização de ambientes corporativos para que possam receber pets com a melhor estrutura possível.
Esses lugares estão ganhando cada vez mais espaço entre as empresas brasileiras, sendo muito procurados por gestores que desejam reduzir o estresse e a ansiedade de seus funcionários, permitindo a presença de pets nos locais de trabalho para uma melhora do bem-estar.
Quais as vantagens de adotar um espaço pet friendly?
Não se trata de um investimento caro
Na maior parte das vezes, não é preciso investir em mudanças estruturais no local, apenas realizar adaptações pontuais.
Ajuda a fidelizar clientes
Geralmente, os espaços pet friendly são muito bem-vistos pelos clientes, o que pode influenciar a escolha e consequente decisão pela contratação desses espaços.
Ajuda a atrair novos clientes
Implantar o conceito também pode ajudar a atrair novos clientes, que certamente gostarão de visitar o local, seja para levar seus próprios pets, seja para interagir com os que estão por ali.
É importante notar que esse tipo de atração é orgânica, ou seja, a divulgação acontece entre os próprios clientes, o que é muito poderoso para a empresa, ainda mais nesse momento em que a adesão do espaço pet friendly está acontecendo gradativamente.
Por que implementar o espaço pet friendly em ambientes corporativos?
Se uma empresa está interessada em implementar esse conceito, certamente precisará criar um espaço que seja, ao mesmo tempo, confortável e funcional, garantindo o bem-estar dos pets e o cumprimento de necessidades básicas.
Nesse sentido, é fundamental contar com um projeto de planejamento e organização, com ações e cuidados a serem considerados para garantir a boa convivência entre os pets e, principalmente, entre eles e as pessoas que estão presentes na rotina da empresa.
Como implementar um ambiente pet friendly na empresa
Analise a possibilidade de adicionar isolamento acústico
É importante levar em consideração pessoas que não se sentem confortáveis com a presença de animais. Nesse sentido, para evitar constrangimentos, pense na possibilidade de instalar um isolamento acústico, evitando escoamento de latidos e outros ruídos.
Utilize revestimentos que facilitam a limpeza
Tapetes e carpetes são incompatíveis com um espaço pet friendly. Nesses ambientes, é preciso priorizar revestimentos que sejam de fácil limpeza e manutenção.
O porcelanato, por exemplo, é fácil de limpar, bonito e não sofre danos ao entrar em contato com água e desinfetantes.
Escolha um local arejado para servir de pet friendly
Os cães, por exemplo, precisam de um espaço aberto e com boa circulação de ar. Pela existência de hábitos ou pela necessidade de tomar sol, é importante que o local seja arejado para que os animais não fiquem estressados.
O espaço pet, quando aberto, também contribui para manter a temperatura mais agradável, evitando que os animais sintam muito calor, o que pode ser extremamente prejudicial e eles.
Deixe a criatividade solta
Além de estar atenta a fatores técnicos, provendo bem-estar aos pets e colaboradores, a empresa pode aproveitar o planejamento da estrutura do espaço pet friendly para ser criativa e encantar, ainda mais, quem ama animais.
No mais, é preciso:
- Colocar lixeiras e disponibilizar sacolinhas para que os donos possam realizar a limpeza das fezes dos animais;
- Dispor de almofadas, bancos e caminhas para garantir conforto aos animais;
- Distribuir potes de água e ração pelo ambiente.
Saiba como implementar espaço pet friendly com projeto de arquitetura corporativa
O espaço pet friendly surge como uma demanda de colaboradores e clientes que desejam ter seus amados pets por perto, até mesmo em ambientes corporativos. Com o auxílio da Plantar Ideias, é possível aplicar o conceito por meio do projeto de arquitetura corporativa para os mais diversos setores e objetivos.
Conheça mais sobre a Plantar Ideias em nosso site e veja como adotar o conceito de pet friendly em sua empresa.
Confira também: O que é mobiliário urbano