Espaço pet em condomínios: como funciona e vantagens

Os animais de estimação estão cada vez mais presentes nos lares brasileiros. De acordo com dados de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 46,1% das residências têm um animal de estimação. Além disso, 61% dos entrevistados pelo IBGE afirmaram que seus animais de estimação são considerados membros da família.

Com isso, surge uma nova tendência no mercado, que é a realização de espaços pet em condomínios, já que grande parte dos moradores tem pets e desejam oferecer a melhor qualidade de vida a eles.

Confira, a seguir, como funciona e quais são as vantagens de ter um espaço pet em condomínios!

O que é um espaço pet?

Um espaço pet é uma área destinada a animais de estimação e pode ser usada para caminhadas, brincadeiras, treinamento, lazer, recreação e higiene. As finalidades vão depender de cada projeto e do espaço disponível.

Esse tipo de espaço pode ser desenvolvido em diferentes lugares, principalmente em condomínios residenciais, sendo uma tendência que cresce constantemente.

Como funciona um espaço pet em condomínios?

O espaço pet em condomínios é desenvolvido para atender às principais necessidades dos animais de estimação dos moradores locais. Morando em apartamentos, os pets podem desenvolver ansiedade, estresse e diversas outras condições que acabam prejudicando a qualidade de vida e preocupando os tutores.

 

Assim, um espaço pet é o local ideal para que os animais possam sair dos apartamentos para a realização de atividade física, brincar e gastar toda energia que ficaria reprimida no apartamento.

Além disso, do mesmo modo que outros ambientes do condomínio, o espaço pet deve ter regras e cuidados para que o funcionamento do local seja o melhor possível.

Boa convivência para frequentar um espaço pet

Algumas dicas podem ajudar para que o espaço pet seja um local seguro e agradável tanto para os animais quanto para os tutores. Sendo assim, há 4 dicas principais:

  • Limpeza: a limpeza do local deve estar sempre em dia. Por isso, cada tutor deve recolher as fezes e sujeiras que o animal fizer e o condomínio deve manter uma rotina de higienização.
  • Cuidado com a preservação: o ambiente pode ter diversos objetos, móveis e equipamentos para diversão e cuidados com os pets. Todos eles devem ser preservados e, para facilitar isso, é importante que sejam feitos de bons materiais de fácil higienização.
  • Vacinação: todos os animais devem estar com as vacinas em dia para poderem frequentar o espaço pet. Essa é uma regra fundamental para a segurança dos animais.
  • Segurança: como o espaço é compartilhado e pode receber diferentes portes de animais, é importante que os tutores fiquem sempre atentos e, se necessário, coloquem focinheiras e coleiras em animais que possam ser agressivos perto de outros.

Vantagens do espaço pet para condomínios

As vantagens são diversas, sendo que algumas das principais são:

  • Mais segurança nos passeios: o tutor não precisa sair do condomínio para passear com o pet, evitando doenças e até mesmo assaltos e atropelamentos.
  • Melhora da qualidade da saúde: o animal tem uma saúde melhor quando pode socializar com outros animais, brincar e passear. Sair do apartamento é importante para o bem-estar do pet.
  • Facilita a higienização: em muitos espaços pet, há equipamentos e local destinado à tosa e banho. Com isso, o próprio tutor pode cuidar da higiene do seu pet ou contratar um profissional para realizar o trabalho sem precisar sair do condomínio.

Tipos de espaço pet em condomínios

Além de entender como funciona e quais são os benefícios e cuidados, é importante conhecer os tipos existentes de espaço pet em condomínios. Confira!

Pet Care

Esse tipo é o local que comporta espaço para banho e tosa. Assim, necessita de chuveirinho, tanque para banho, secador, bancada e outros itens de higiene.

Dog Agility

O Dog Agility é o tipo mais comum, sendo uma área feita para que os animais interajam com obstáculos, brinquem e gastem energia.

Por ser mais simples e mais econômico, um projeto desse formato pode ser realizado com mais facilidade nos condomínios – até nos mais antigos.

Dog Walk

Por fim, o Dog Walk é o formato que deixa o animal livre para correr e brincar, sem que isso cause problemas a outros moradores em zonas comuns do condomínio.

Portanto, existem diferentes tipos e maneiras de fazer um espaço pet, inclusive é possível reunir os três em um só. Tudo vai depender da proposta e espaço de cada condomínio.

Assim, independentemente do formato, um condomínio com espaço pet faz bem para os animais e até mesmo atrai compradores e inquilinos, já que, como visto na pesquisa do IBGE, boa parte dos lares brasileiros também é composta por animais de estimação.

Você sabia que um ambiente corporativo também pode ser um espaço pet friendly? Continue aqui no blog da Plantar Ideais e leia mais sobre esse e outros conteúdos!

Cachorro Pit Bull com bolinha na boca subindo em obstáculo em espaço pet de um condomínio.