As praças urbanas são espaços coletivos para que a população possa ter momentos de lazer e descanso – especialmente com a família. Esses lugares são idealizados pela gestão pública e projetados por empresas de arquitetura especializadas, como a Plantar Ideias.
Confira quais são as principais vantagens que esse tipo de espaço oferece!
Neutralização dos efeitos da poluição
Atualmente, as praças são os locais que mais abrigam a vegetação nas cidades. Elas reduzem a chance de enchentes, diminuem a ação dos ventos, mantêm o solo permeável, ajudam a reduzir as temperaturas em épocas mais quentes, melhoram a qualidade do ar, favorecem a biodiversidade e ainda fazem com que o ar seja mais puro.
Além disso, as praças urbanas aumentam o conforto acústico, ajudam na drenagem da água das chuvas e contam com uma cobertura vegetal que facilita o controle da poluição – especialmente do ar. Para proporcionar todos esses benefícios, é importante que a praça seja projetada com foco em sustentabilidade e preservação.
Socialização dos moradores
As praças urbanas ajudam os moradores a criarem laços a partir dos espaços de convivência disponíveis para uso coletivo. Famílias levam crianças para brincar, pessoas vão se exercitar, casais saem para fazer piqueniques, jovens se reúnem para conversar, e por aí vai.
Isso permite uma aproximação do círculo interno dos indivíduos, fazendo com que seja possível interagir com outras pessoas e até mesmo desenvolver novas relações em um ambiente limpo, arborizado e que ainda pode abrigar atividades culturais, exposições, shows e outros eventos.
Veja também: A importância de mobiliários urbanos para uma cidade
Revitalização do bairro
Muitas vezes, vemos locais cheios de potencial, mas que estão abandonados pela gestão pública. Nesses espaços, é possível viabilizar projetos de praças urbanas que tragam mais vida ao bairro, melhorando a beleza estética do local e fazendo com que as propriedades do entorno sejam valorizadas.
Além disso, espaços que não são muito frequentados acabam sendo grandes focos da criminalidade. Dessa forma, com uma praça urbana que recebe visitantes com regularidade e que seja bem-iluminada, a segurança aumenta.
Saúde física e psicológica aos moradores
Outro benefício das praças urbanas está relacionado à saúde da população. Esses locais estimulam uma vida mais saudável, com espaço de sobra para fazer caminhadas, corridas, andar de bicicleta e praticar esportes, por exemplo.
Pessoas que fazem atividades ao ar livre recebem uma quantidade maior de vitamina D, que estimula a absorção de cálcio e promove a saúde dos ossos, além de melhorar o sistema imunológico, nervoso, circulatório e digestivo.
Em relação à saúde psicológica, as praças urbanas exercem um papel fundamental na geração da sensação de bem-estar e relaxamento. Um estudo da revista Scientific Reports identificou que o contato voluntário com a natureza traz diversos benefícios para pacientes com sintomas de ansiedade e depressão.
Programa gratuito para toda a família
As praças são locais conhecidos por abrigar diversos tipos de atividades gratuitas que podem ser aproveitadas por qualquer pessoa. O destaque fica para os eventos artísticos, culturais, feiras do livro, shows, exposições, competições esportivas e muito mais.
A gratuidade do acesso às praças permite que o acesso ao lazer seja mais democrático para todas as pessoas, melhorando a qualidade de vida de diversas camadas da população que vivem no entorno desse tipo de espaço.
Gostou do conteúdo? Então continue no site da Plantar Ideias e conheça os nossos projetos de revitalização das áreas de convivência!
Confira também: Projetos de praças